1.4.08

Clima de Tristeza...

Leia o Jornal Município Dia a Dia no www.municipiodiaadia.com.br
com um cadastro super simples você tem acesso à todo conteúdo do jornal e ainda acesso as edições anteriores. (é Grátis)

Falando em Município...

Já Li duas vezes no jornal sobre um clima de "despedida" na câmara dos vereadores. Hoje, e sexta feira dia 28/03/2008.

O que será que pensam os brusquenses em geral sobre isso?

Eu vejo muita gente falando sobre a não-necessidade da construção da câmara de vereadores. Eu, particularmente não concordo com isso.

Porque vejam só, no plano do IDEAL. É ridículo uma cidade da grandeza da nossa, não ter uma sede própria para o mais importante dos poderes públicos. Que é a "casa do povo", o poder legislativo.

É na câmara de vereadores, no plano do IDEAL, que se vê refletida toda a pluralidade de uma cidade. Aonde o debate acontece, aonde os Parlamentares fazem seu nobre ofício de dar Voz aos seus representados. Pois esse é o sentido mais puro de ser Parlamentar, o ato de falar!! E no caso, falar por aqueles que ele ou ela representa.


Porém, aqui em Brusque, as coisas já começaram erradas nessa construção da nova câmara há 4 anos atrás.

Sim, pois a pedra fundamental para a nova câmara dos vereadores foi dada pela justiça eleitoral, quando diminuiu o número de vereadores da cidade de 14 para 10.

Muita gente acha o máximo ações desse tipo, porque acredita que quanto menos gente fazendo política, melhor. Quando o ideal é o contrário.
Se com 14 pessoas numa câmara de vereadores representando um universo de 60 mil eleitores já era uma utopia sem tamanho... com apenas 10, a coisa fica ainda mais difícil.

10 Homens ou Mulheres podem representar o que pensa uma cidade inteira de quase 100 mil habitantes?
Não há, hoje, qualquer vereador com menos de 40 anos, nenhum que possa se dizer representante dos jovens.
No entando, 40% do eleitorado Brusquense é de jovens.
Há apenas uma mulher no parlamento municipal. No entanto, as mulheres são maioria entre os eleitores. Não há afro-descendentes e outras etnias. E me faltam dados, mas tenho a desconfiança que não há ninguem que possa representar a nova leva de imigrantes que lotaram essa cidade a partir dos anos 90.

E, é claro... não há ninguem que seja da Oposição ao Prefeito...


Todavia, o eleitor brusquense optou majoritariamente pelo time do prefeito na eleição de 2004.
Cerca de 70% dos votos válidos para vereador (e votos na legenda também) foram para o time do governo.

Aí é que está a distorção da política. Esses outros 30% da cidade, votaram em candidatos que não faziam parte do grupo do prefeito. E até hoje, esses 30% da cidade, estão fora da casa do povo, sem serem representados, sem terem direito a PARLAMENTAR...

Veja os resultados das eleições de 2004 no SITE DO TRE-SC

O PFL fez 33% dos votos, e conseguiu 50% das Vagas na Câmara.
o PDT fez 25% dos votos e conseguiu 30% das vagas na Câmara.
e o PSl fez 13% dos votos e conseguiu 20% das vagas na Câmara.

O que terminou acontecendo é que essa câmara chapa branca, não teve porque atuar esses últimos 4 anos. Os vereadores sofriam com o fato de não poderem fazer voz em defesa do prefeito, porque não havia sequer quem o atacasse!!! E não podiam dar voz as ruas, para não se estranharem com o Prefeito! Ou seja, 4 anos de monotonia. Onde o ofício de Parlar, Outrora tão digno, ficou em segundo plano.

No Espaço do PARLAMENTO, a Parlação foi só uma, o Samba de uma Nota Só. Tudo que havia pra ser dito, todos já sabiam, e todos concordavam. Nada havia para contribuir, nada havia para retirar...


Por isso hoje uma grande maioria se pergunta. Para que construir uma câmara nova? Para que mais essa obra? Fosse outro tempo, onde os Parlamentares estivessem atuando, lutando, degladiando-se, como se gosta de ver nas TV legislativas, provavelmente diriamos, Até que Enfim, A Casa do Povo é Nossa de verdade!!

1 comentários:

Anônimo disse...

A política na cidade de Brusque está morta a tempo! Precisamos de medicos sim, nao da medicina, mas sim da politica na politica!

Os poucos diferentes do bloco da mesmice usurpadora e colonizadora foram isolados com facilidade.

Estamos a tempo vivendo uma falta de democracia na cidade, uma deomcracia induzida e ilusoria onde até ela pode ser comprada com pontes, troca de favores, rótulas e construcoes faraonicas financiadas por relacoes escusas e com intuito de auto promoçao.

Por isso, os que já abriram os olhos, os que nao sao comprados com sacoloes, ou mesmo os que ja nao aguentam mais tanta sem vergonhice com uma administracao publica da cidade querem mais!

A Nova camara virou superfulo! Preferem ver vigas subindo, e ferros consolidando a cidade pioneira! Pioneira em fazer as coisas como dao na telha, sem prioridades, sem planejamento, como se queria quando era pequeno, com os sonhos de ter castelinhos, ou dos mais novos, o sonho de contruir a propria SIM CITY!

Eu partcularmente sei da importancia da camara, de uma sede sem aquele monte de regalias e luxo, claro! Mas pra ser mais uma obra com o carimbo da burrice, pra ser o lar dos capaxos e dos "sim senhor", o antro de troca de favores... Ah para isso preferia que ficasse no porao da pior casa da cidade, enfestada de ratos e amiguinhos fétidos.

Esperamos que Brusque retome seu caminho... que se está ai a nova Camara inaugurada, que seja para ser honrada e que seja para dar realmente voz ao povo! Que seja tempo de inovacao!

  ©ÚLTIMA PALAVRA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo