28.4.08

O papel da imprensa em Brusque

Acho que é um bom momento para iniciarmos a discussão política do Papel que a imprensa brusquense tem desempenhado.

Um exemplo:



Na edição de hoje, 28/04/2008. O jornal município dia - a - dia, demonstra ou a opção despudorada por um lado na disputa eleitoral, nesse caso o lado de Luiz Henrique da Silveira.. Ou a ingenuidade absoluta do articulista responsável pela coluna "Diretas & Indiretas". Pois encampou bonitinho o jogo clássico dos políticos de dizer que "na minha pesquisa, eu estou na frente."

Já falei aqui nesse espaço, no post "Dividir pra conquistar" , que se eu fosse LHS, faria com que o PSDB e o PMDB tivessem candidaturas próprias. Pois é interessante a LHS manter o grupo de Ciro Roza no poder. Não à toa, o vice governador Leonel Pavan, na mesma edição do "município dia a dia", afirma que Venzon "será candidato". E ainda por cima, terá o PP como vice. Claro que são aquelas alegações do tipo "eu quero que seja assim". Mas que não necessariamente será.

O Município se presta a um serviço estranho certas vezes.

Dia 04/04/2008, o município deu "aquela puxada" no Governador. Como falamos no post "mais um cidadão honorário(e daí?)" .

Na ocasião, o jornal fez questão de ressaltar os "méritos" de seu articulista (pois LHS escreve semanalmente nas páginas do município). Bem como acusou os vereadores de "boicote" ao título de cidadão honorário de LHS.

Depois, os Vereadores colocaram em pauta e votaram os projetos de cidadão honorário para os 3 amigos LHS, Ciro Roza e Dagomar. Todos Cidadãos Honorários brusquenses!

O jornal presta um serviço de porta voz do Governador na cidade. Dessa vez, fez bonitinho o jogo de LHS. Endossando a candidatura do PMDbista dr. Oswaldo Quirino, e ainda alimentando que o jogo estaria entre os dois deputados da base governista na assembléia, Venzon e Dagomar.

Os outros pré candidatos então, da oposição, PP e PT, não são citados na tal "pesquisa da turma do Bóca".

Pergunto ao jornal:
não seria essa forma de divulgar uma "suposta pesquisa eleitoral" um abuso do poder que a imprensa excerce?
Vocês não teriam condições de pedirem aos "responsáveis" pela pesquisa eleitoral a base de dados da mesma para divulgar a verdadeira pesquisa em suas páginas?
O município nas outras eleições divulgou pesquisas eleitorais, feitas com o NESP, da UNIVALI, porque nessa eleição ainda não fez uma pesquisa própria e independente e colocou nas suas páginas?


Abraços

4 comentários:

Nayara Duarte disse...

acabei de te deixar um recado no orkut comentando do quanto gostei desse lugar (já tinha visto antes porém estranhamente tenho hábito de ler - e não de comentar - em blogs... pois bem, me deu vontade de te mostrar um artigo feito por uma professora minha sobre essa questão da pesquisa da opinião pública em Londrina duas eleições atrás... mas deixa pra lá... essas pesquisas feitas sem metodologia, amostragem correta, etc etc etc... nem precisa comentar né?

Felipe Belotto disse...

Poisé Nay!!
e esse caso é ainda pior!!! Pois nem sequer há uma pesquisa, é apenas a divulgação de um comentário numa mesa de Dominó! No jornal de maior circulação da cidade!!
Se for assim fica fácil!! Cade a pesquisa Município??

Eu também ouvi falar um monte de coisas. Mas tem diferenças entre ouvir falar e o que é ético de se colocar em um jornal!

Continue voltando aqui Nay! E comentando, leitores eu sei q tenho, falta é gente pra comentar!!!

Abraços

Hans Heining disse...

Pior que a falta de fontes informando de onde se extraiu os dados dessa pesquisa nem sequer merece um comentário mesmo. O foda é que esse tipo de análise só faz quem já passou pelo meio acadêmico. Pra grande maioria do povo os termos 'pesquisa', 'amostragem' e 'desvio' não dizem muita coisa...

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

  ©ÚLTIMA PALAVRA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo