4.2.11

Uma Outra Lógica no Transporte Universitário


Em janeiro de 2009 recebi a missão do Prefeito Paulo Eccel de organizar o transporte universitário em Brusque. Havia o compromisso de campanha no qual afirmavamos que iriamos oportunizar o Transporte também aos estudantes das faculdades de Brusque (e não somente as faculdades de fora). 

Pois bem. Encontramos uma secretaria sem qualquer memória da relação anterior com os estudantes,  sem computadores para executar qualquer tipo de trabalho. Como o período de matrículas é logo no início do ano, traçamos um plano de ações no qual conseguimos em poucos dias criar um sistema minimamente informatizado e que nos permitisse fazer as carteirinhas dos estudantes na hora que o mesmo buscasse a secretaria. Também iniciamos um estudo para fazer a licitação do serviço de transporte universitário, que era tratado erroneamente como um aditivo do serviço já prestado pelas concessionárias do transporte coletivo. Também fizemos uma parceria com a UNE e a UCE, para que a carteirinha de estudantes de Brusque, pela primeira vez, tivesse validade em todo território nacional. E organizamos o serviço e os itinerários de maneira a ampliar o serviço de transporte universitário para Unifebe, Uniasselvi de Brusque e Uniasselvi de Blumenau.

Esse trabalho continuou a partir de maio com o meu amigo Diego Fagundes (na foto). Hoje conseguimos transformar o transporte universitário num serviço universal e impessoal. Todo cadastro é feito através da Internet e em poucos cliques o estudante já pode ir buscar sua carteirinha na Fundação de Esportes de Brusque.


PASSE LIVRE, POR UMA VIDA SEM CATRACAS.

O passe livre é uma das bandeiras que mobilizam estudantes ao redor do Brasil. Aqui em Santa Catarina, as lutas em cidades como Florianópolis e Joinville serviram no passado a organizaçao dos jovens. Em Brusque, das lutas da UNEB e do CEUB na década de 90 surgiram o subsídio e depois a gratuidade do transporte para nossas UNIVALI Itajaí e Balneário e FURB em Blumenau. 

Por um detalhe da história, não foi preciso nenhuma passeata ou manifestação de qualquer setor organizado para o tema do transporte universitário estar a cada eleição na pauta do debate político. De olho nos quase 2 mil universitários que utilizam do serviço, os diferentes partidos e os governos atuaram para seduzir os estudantes.

O governo do PT em Brusque teve a coragem e a sensatez de tomar a decisão de dar passe livre ao universitário que estuda nas faculdades locais. A prática de investir na cidade é cara aqueles que amam o local em que vivem.

Mas há um porém. Numa época aonde existem tantas prioridades na nossa cidade, o transporte universitário se revela um serviço caro ao município. Se um dia, algum administrador colocar no papel e resolver enfrentar o custo político de questionar essa prática, existirá movimento estudantil na cidade organizado para barrar essa vontade?




0 comentários:

  ©ÚLTIMA PALAVRA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo