15.2.11

A chuva não dá trégua. Nem as obras do PAC


A semana iniciou e deve continuar com muita chuva na nossa região. Isso torna evidente os antigos problemas de alagamentos na cidade de Brusque.

Com a tragédia de 2008 ficou evidente o descaso dos governos anteriores com a questão do saneamento básico na nossa cidade. Além de não tratarmos 1m³ sequer de esgoto sanitário, os alagamentos na totalidade dos bairros de Brusque quebraram ao meio o discurso falso arguerido pelo antigo governo de que a obra da beira rio solucionaria todos os problemas de cheias na cidade.

A partir de 2009, uma grande operação de limpeza e manutenção das redes de drenagem existentes, aliadas a postura firme e fiscalizadora dos órgãos ambientais e de planejamento deram a cidade uma nova condição para um desenvolvimento sustentável e responsável da nossa cidade.

O governo municipal conseguiu com o garimpo constante do Prefeito Paulo Eccel trazer para Brusque o PAC 1 , com projetos grandiosos para justamente a questão da drenagem. Apesar da luta diária contra a burocracia, o Governo vem colhendo nesse momento os frutos de sua insistência e visão de futuro.

Este fnal de semana, tendo quase uma centena de cidades em SC com graves danos por causa das chuvas, Brusque vem progressivamente diminuindo seus problemas de alagamentos. apesar de ainda termos diversas comunidades sofrendo a cada grande enchurrada.

O PAC demonstra esse compromisso, substituindo a antiga e obsoleta tubulação de várias comunidades por galerias que garantem a macrodrenagem.

A foto abaixo demonstra o que diferencia o passado de Brusque e o futuro com o PAC.
Sinalizada, a tubulação antiga que servia de escoamento para todo o bairro Steffen/Cerâmica reis. No centro, a obra do PAC. Crédito: www.brusque.sc.gov.br

4 comentários:

Anônimo disse...

realmente o trabalho é admirável, e provavelmente será a solução ou pelo menos a diminuição dos alagamentos na cidade.
espero ansioso para que as obras comecem também no meu bairro.

Anônimo disse...

o problema dessas obras é a demora

faz mais de um ano que to escutando que vão começar a obra na rua são pedro

se tivessem começado naquela época não teria acontecido o que aconteceu no fim de semana

agilidade pro pessoal da prefa

e já

Anônimo disse...

e agora com essa catástrofe, as obras do pac q ñ começaram vão empacar de vez? e as outras? como a 74 do op q os moradores já tão pagando o calçamento, mas até agora nada......... nem previsão no site da prefeitura tem.......

Anônimo disse...

Eu não entendo como pode demorar tanto a liberação desses recursos. Vai acabar o mandato e mais uma vez nós vamos ficar na mão. Portanto já passou da hora de formarem uma comitiva e irem até a CEF pressionar a liberação do recurso de outras bacias, assim como foi feito com a usina! Me desculpe a sinceridade, mas em alguns pontos parece que a administração está dormindo!

  ©ÚLTIMA PALAVRA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo