19.5.09

Políticos, Quanto Mais, Melhor.

Não existe cidadão no Brasil mais contra o discurso de "Quanto menos políticos, melhor" do que Eu.

Eu penso na lógica totalmente inversa disso. E antes que alguem venha a me crucificar, vou explicar isso.

Sou um crente da Democracia. Participativa, Direta e cada vez mais Digital. Sou um entusiasta disso.

E quando falamos em Democracia, que se deixe claro, nosso País e praticamente o mundo inteiro está fundado na retórica de que o poder emana do povo e é exercido por ele direta e indiretamente.

A representação Parlamentar nada mais é do que a maneira que se encontrou, anos atrás, para juntar todos os cidadãos de um Estado em um único Fórum de discussão. Com poder soberano para legislar sobre o rumo desse Estado.

Como juntar 100 mil Brusquenses em uma câmara que para decidir o futuro de nossa cidade?
A física não permite essa cogitação.

Por isso a representação.


Porém, toda forma de democracia representativa é qualquer coisa menos democracia de verdade, como diriam meus amigos "anarquistas". Pois soberania não se divide, não se repassa, não se representa.

Para Piorar, O que garante que o teu representante te representa? Absolutamente nada. Cada deputado, vereador e senador que você elege tem uma liberdade que é uma afronta ao bom senso. Você passa uma carta de representação para o cara e ele pode fazer o q bem entende com ela durante 4 anos. Sem prestar contas a você e a nínguem. Sobre como votou ou deixou de votar. Você assina um cheque em branco. Não há absolutamente nada o que fazer.

Então, quando você ouvir alguem falando em "vamos diminuir pela metade o número de vereadores, deputados estaduais e federais.", não bata palmas tão fácil.
Pera lá, você deve dizer. Se já é difícil para 1 pessoa ser representada por um vereador. Complica muito 10 pessoas representarem 100 mil. ou 513 pessoas representarem 180 milhões.

Vamos com calma.

Se formos discutir o "Custo" disso para o País. Eu vou concordar com tudo o que você falar. realmente, verbas de gabinete, de terno, de moradia, de assessoria, de subvenção, cota de passagens, cota de selos, restaurante. Tudo isso junto, é um caldo grosso de poca vergonha.

mas não adianta jogar a criança fora junto com a água da banheira.

As distorções em valores de dinheiro são causa dos problemas com o número de Deputados e vereadores? Ou são frutos dela?

Veja aqui em Brusque.
Tinhamos 14 vereadores até dia 31 de Dezembro de 2004. Uma câmara praticamente dividida entre oposição e situação (pelo menos, matematicamente).
Houve a redução do número de vereadores para 10 a partir de 2005. Acabamos elegendo uma câmara "chapa branca" e todo mundo é ciente do que aconteceu com a cidade.

Já falei disso no POST Clima de Tristeza, no dia 01/04/2008. Por conta das Cláusulas de Barreira, da diminuição do número de vereadores e da péssima escolha dos eleitores, Brusque passou 4 anos sem oposição na câmara. Sem vereador fiscalizando o executivo. Sem contraponto algum. As reuniões, isso todos concordam. Chegavam ao ponto de serem tediosas. Foi um Desastre para cidade.

Se naquela eleição de 2004, ainda existissem as 14 vagas. É provável q seriam eleitos 3 vereadores de oposição. Como teria sido diferente a história da nossa cidade não é mesmo?

Entre outras coisas. Aquela câmara aumentou seu próprio salário, dos secretários, do Prefeito, do Vice e aceitou pacificamente a todos os rumos traçados pelo "mestre" Ciro Roza.
terminou o ano, aprovando o vergonhoso projeto da assessoria da casa. Alias, aceitou aquela casa esquisitona para ser sua sede.

Meu Deus. Que desastre.

Que isso sirva de lição histórica para a sociedade Brusquense do que acontece quando se acumula poder demais nas mãos de poucas personas.

A lógica no paço hoje é a da Democracia e da Participação.

Na câmara. Graças ao esforço Isolado do Líder do Governo. Hoje há debate sobre o que realmente está sendo discutido na sociedade. Para desespero dos vereadores que querem dar ponto final no meio da frase.



(tudo que foi dito aqui nesse post, não serve para o SENADO. O Senado é um Absurdo não só deveria ser banido como nunca devia ter sido sequer criado, mas isso é tema para outro dia.)

1 comentários:

Sama disse...

Felipe, muito interessante seu blog. Ainda não tive a oportunidade de poder ler todos os teus artigos, mas em breve o farei.

Sobre o tema:

A política brasileira precisa é de uma reforma. E pra ser bem sincero me arrepio quando penso de que tipo, e em que exatamente deve-se mexer ao fazer esta reforma.

O problema é que existem partidos em que o interesse do mesmo está acima de tudo. O fato é que o que deveria estar acima de tudo é o interesse da população.

Fico feliz que neste ano na câmara de Brusque vejo pelo menos um real representante, sem medo de falar. Quem dera tivéssemos vários desses representantes.

Existem muitos políticos (com p minúsculo) e poucos Políticos (com P maiúsculo). E o que precisamos é, exatamente, mais Políticos.

Abraços

  ©ÚLTIMA PALAVRA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo