21.5.09

Lições Valiosas para Eleitores e Candidatos

Confesse.
Você já votou sem pensar.

Alguma vez nessa sua carreira política de Eleitor, você já votou "pra ajudar esse coitado que não vai ganhar mesmo".

você já deve ter votado no fulano ou fulana menos politizado do mundo e ainda deu de desculpa as máximas (ou mínimas):

"Porque ele é meu amigo"
"Porque eu conheço o pai dela"
"Porque ele é do meu Bairro"
"Porque ela trabalha comigo"
"Ele tratou da minha vó"
"Comprei um carro dele"
"Porque ele é casado com a minha prima".
"Ele foi o primeiro a vir aqui em casa"
"Eu devo um favor pra ele"
"Ele vai me ajudar nuns negócios ai"

Essas frases todas você ouve quando é candidato a vereador aqui em Brusque.

O Ato de você chegar a um desconhecido, bater a sua porta, se apresentar, falar sobre suas ideias e pedir um voto é algo completamente inusitado.

Se você tem o mínimo de comprometimento ético e de esperança na capacidade do outro, você não vai achar que a sua simples visita possa te dar um voto (mas pode).

Você não espera que o simples fato de apresentar-se com um sorriso e pedir um voto lhe proporcionará isso (mas acredite, as vezes proporciona)

Você quer que as pessoas vejam o que você pensa, se posicionem em frente a isso, lhe digam não, mas com argumentos. Lhe digam SIM, mas com reforços. Mesmo que seja um amigo, um parente, um colega de trabalho, um paciente.

Porque senão, de que vale ir a rua, bater de porta em porta e pedir um voto?

Voto de que, Cara Pálida?

De Amizade?

De reconhecimento profissional?

De quitação de dívida?

Não é nada disso!!

Como vou te representar se você me aceita sem me questionar?

Como você espera qualquer coisa de um representante se você não lhe abre a tua vontade?


Muitas vezes eu tive a impressão de que assustava quando subia numa rua como as transversais da Beco Medeiros e falava sobre meus projetos e sonhos se vereador fosse.

Instigava pessoas que até então não conhecia (e outros tantos conhecidos também) a discutir um pouco comigo. - Quero fazer isso, o que você acha?

Muitas vezes era a resposta mais surpreendente do mundo. Uma eleição é um exercício de quebra de paradigmas também. Aqueles que tem o salto alto de achar que somente eles mesmo sabem de tudo, bate em uma porta e lhes vêem uma senhorinha simples, com a sala cheirando a pão e café, lhe dar uma aula sobre o que se precisa numa cidade.


Isso daí vale cada segundo do seu tempo investido. Cada gota do teu suor das caminhadas! Podes ter certeza.

Por isso, se você tem o mínimo de comprometimento ético e de esperança na capacidade do outro. Seja candidato um dia.

E se você sabe que seu voto é uma ferramenta de transformação da realidade. Não dê ele para ninguém que não consiga parar e conversar com você sobre os mais diversos temas de uma eleição, sem cair e discursismo fajuto e esnobar da tua inteligência.

E principalmente, se essa pessoa for um amigo, um colega, um parente, alguém que lhe ajudou.
Pois nada mais sábio que você lapidar um amigo, um colega, um parente ou um benfeitor em alguém melhor. Com um Sim que Reforça, Ou com um Não que Argumente.



0 comentários:

  ©ÚLTIMA PALAVRA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo