30.5.08

Falou tudo...

Texto que eu Copio e Colo na Cara Dura, Fonte... JOrnalista Mauro Miranda, Rádio Cidade...

Link?

http://www.radiocidadeam.com.br/noticia.php?cod_noticia=2713

É legal ver essa comoção , essa "catárse" do pessoal da prefeitura... Pq realmente, a direita Brusquense vai precisar de muita lorota pra convecer os eleitores em Outubro que o Dagomar não vai deixar a cidade abandonada como o Ciro vem deixando...











Quarta-feira, 28 de Maio de 2008 | 09:58h
Ciro... melhores das Américas

Mauro Miranda | cidadeam850@gmail.com
1336 acessos


Crédito: Arquivo Rádio Cidade

Uma grande comitiva do Poder Executivo brusquense embarcou nesta manhã para a Capital Federal. Lá, o prefeito Ciro Roza recebe na noite de hoje o prêmio “Destaques Brasil Américas”, título oferecido, segundo os promotores, aos melhores prefeitos do Continente Americano.


No farto material distribuído à imprensa pela Secretaria de Comunicação da prefeitura de Brusque, o prefeito Ciro Marcial Roza figura entre os 100 melhores administradores públicos DAS AMÉRICAS. Se apenas no Brasil há mais de 5.500 municípios, o que dizer de um Continente onde mais de 750 milhões de pessoas habitam em uma área de 42.189.120 km²?


Afinal, as Américas do Norte, Central e do Sul formam um Continente que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico até o cabo Horn (ponto mais meridional da América do Sul, na Terra do Fogo - Chile). De um extremo ao outro, são cerca de 15 mil quilômetros em linha reta.


Já a Organizações Brasil Américas, que cede o nome ao prêmio “Destaques Brasil Américas”, é uma empresa de marketing, publicidade e propaganda que há 13 anos promove um evento em Brasília para “enaltecer” políticos, personalidades públicas, artistas... etcétera e tal.


A parceria do Jornal do Brasil e da Gazeta Mercantil no evento, conforme informações distribuídas à imprensa, é estritamente comercial. Serão impressos e distribuídos 360 mil encartes publicitários da premiação, onde matérias especialmente sugeridas pelos prefeitos darão destaque à obras de suas respectivas administrações.


Para a mídia em geral, a informação passada foi de que a concessão do prêmio oferecido pela empresa de marketing, publicidade e propaganda Organizações Brasil Américas se deu após o cruzamento de dados entre mais de mil cidades brasileiras. As informações teriam sido obtidas junto a entidades como o ministério das Cidades e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE). Informações públicas, disponíveis nos sites desses órgãos federais.


Do total de municípios pesquisados, 300 teriam um Índice de Qualidade de Vida (IQV) acima da média nacional. Dessas, 100 foram selecionadas pela empresa de marketing para receber o prêmio “Destaques Brasil Américas”. Entre elas está Brusque. Outras 30 cidades da América Central também serão premiadas. Pela matemática da pesquisa, o prefeito de Brusque na verdade estaria entre os 70 melhores das “Américas”.


Conforme critérios alegados pela empresa de marketing Brasil Américas, entre os indicadores responsáveis pela certificação do prefeito de Brusque com o prêmio "Melhores da Administração Pública 2007" está o crescimento econômico do município, principalmente no que se refere ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).


Neste aspecto, o prêmio deveria ser dado sim, aos empresários e seus colaboradores que fazem a força econômica do município, gerando riquezas e qualidade de vida. E não ao administrador público, que nada mais faz do que aplicar corretamente os recursos advindos dos tributos municipais, estaduais e federais. Ou, que pelo menos assim deveria agir.


Quanto ao critério de arrecadação de ICMS, Brusque ocupava em 2006 o 11º lugar entre os municípios de Santa Catarina. Os dados da Secretaria de Estado da Fazenda referentes ao período de 2003 a 2006 estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.sef.sc.gov.br/municipios/municipios_icms.htm. Lá é possível verificar, ano a ano, o desempenho da economia brusquense e de todos os demais municípios catarinenses.


Diz o texto da secretaria de Comunicação da prefeitura de Brusque que “ele (Ciro Roza) será agraciado com a Certificação Internacional Município e Cidadania, na Categoria 100 Melhores Prefeitos das Américas (...) Segundo a Organização Brasil Américas, que realiza o evento em parceria com o Jornal do Brasil e Revista Municípios em Ação, o objetivo da certificação é reconhecer instituições públicas compromissadas com as questões sociais, políticas, econômicas e qualidade de vida”.


O jogo de palavras usado pela Comunicação da prefeitura parece ter convencido alguns veículos mais desatentos. Para esses, o tal “fato” renderia bons textos. Rapidamente alguns trataram de enaltecer o “prêmio” e o respectivo contemplado.


“As palavras têm um poder enorme. Quando bem utilizadas, são capazes de transformar o mundo, ajudar pessoas, insuflar confiança nos inseguros e acalmar os ânimos dos mais intempestivos. A palavra pensada, resultado da maturidade do processo emocional, é elemento vital na harmonia dos relacionamentos humanos”. (Artur Zular)

2 comentários:

Hans Heining disse...

Pára tudo... 100 melhores administrações das Américas? E Brusque está nela? Quem patrocinou isso? Algum circo? Só pode...
É certo que eu passo bem mais tempo aqui em florianópolis do que em Brusque e não posso acompanhar o que é o dia a dia da cidade. Mas cada vez que eu chego nessa, que é minha cidade natal, bate-me um desânimo muito grande. É visível o caos e o esquecimento que rondam as ruas de Brusque.
Temos hospitáis a beira da falência, escolas públicas com ensino duvidoso (ok, o ensino público é ruim nas 3 esferas... mas não é desculpa...), uma quantidade de roubos que ultrapassa minha compreensão... E eu nem falei da urbanização e dos buracos...
Voltando brevemente à segurança. Eu entendo que uma cidade como o Rio de Janeiro, com favelas cque possuem mais de 1 milhão de habitantes, com uma densidade demográfica absurda, não consigam conter a criminalidade e dar segurança a seus cidadãos. Não deveria ter chegado a tal ponto é certo... mas agora que chegou a de se reconhecer que o caminho de volta é difícil. Agora, deixar a criminalidade crescer numa cidade com 90 mil habitantes, onde todo mundo conhece os criminosos por nome e sobrenome, onde todos sabem quem vende e que compra drogas, e onde todos sabem onde são os desmanches... ISSO, é inadmissível.
Palmas pra uma das 100 melhores administrações das Américas.

Nayara Duarte disse...

É um prêmio sem critério nenhum, sem uma metodologia clara e que só serve pra enaltecer o ego de quem precisa.

Em qualquer pesquisa menos tendenciosa, o prefeito da gloriosa cidade não faria parte... como diz o meu irmão, num momento de raiva, vê Blumenau, vê Itajaí e quanto as outras cidades da região mudaram nos últimos anos e olha pra Brusque... a decepção é grande... cada vez me desanimo mais a voltar...

Ah, em Londrina, capital pé-vermelho do norte paranaense, cujo prefeito é um petista que a população gosta muito (muito mesmo) de criticar, mas que dá muito orgulho se comparado ao prefeito brusquense... um caso bizarro... parece que dos 19 vereadores da câmera, pelo menos 6 já foram cassados, após investigação, no atual mandato por receberem 'mensalinho', e pelo menos mais 4 devem ir até o final do semestre... o crime que cometeram? transformar 'puteiro' em 'boate' e doar terrenos da marinha pra pessoas civis via leis-municipais, entre outros... mas o mais bizarro é que são todos partidos da oposição. ninguém conseguiu colocar o tão criticado prefeito nem os vereadores que apoiam ele no meio do esquema...

  ©ÚLTIMA PALAVRA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo